quinta-feira, 11 de junho de 2009

O bom leão. O bom Selvagem.


Ernest Hemingway, em seu conto "O bom Leão", que li ainda na infância... Nos faz pensar até que ponto nossa selvageria natural está tão enlatada quanto uma sopa da Campbell's. Comemos sanduíches de mercadores hindus? Not yet, mas devoramos sanduíches de vacas sagradas da Índia... Se é que sabemos distinguir o que seria a diferença entre um e outro, se todos vem de congeladores, formatados em rodelas geladas. rs.

O conto fala sobre o Leão de Veneza, que frequentava um bar famoso por lá, e é amigo do garçon. Ele comentava com o amigo que achava um horror qualquer tipo de selvageria, que aquilo era uma coisa absurda, imagine... Era um leão muito fino, aliás... e vegetariano.
Mas ele tem parentes leões que vivem na selva africana, e decide ir atrás deles para conhecê-los, afinal são uma "parte" dele.
Chegando à África, observa terrificado, que seus parentes não possuem nenhum trato. São grosseiros, sujos, enfim, selvagens. Ele havia nascido em Veneza, e crescido por lá, não conseguia entender como seus parentes poderiam ser assim. Na selva, a comida predileta deles, (diga-se de passagem, passavam fome se não lutassem por suas comidas, lógico.) eram os mercadores hindus que atravessavam a selva. O bom leão observa então pela primeira vez seus parentes em luta por sua alimentação. Eles devoram os mercadores e com sangue e carne nos dentes perguntam: "Como? você não quer?"... Ele decide só comer plantinhas até decidir voltar para Veneza.
Chegando ao seu bar de costume, pede seu drink predileto, e conta toda sua experiência na selva, de forma bem preconceituosa... do tipo: eu jamais seria assim, tão pouco civilizado!
Ao final da conversa, ele pergunta ao garçon: Você, por acaso, não teria aqui, sanduíche de mercador hindu?

Eu admito: sou uma bonne sauvage. Uma leoa fina. Mas com os instintos intactos e respeitados. rs.
Adoroooo Steak tartare e carpaccios...

Nenhum comentário:

Postar um comentário