terça-feira, 2 de agosto de 2011

Dzi Croquettes!!!

http://www.youtube.com/watch?v=Otch5bIi8L8
Poucas coisas me emocionaram tanto esses últimos tempos quanto o documentário realizado por Tatiana Issa sobre o grupo extraordinário e indefinível chamado Dzi Croquettes.
Esse povo de hoje não sabe de nada!
Em um mundo povoado de bibinhas lokas que acham Lady Gaga o máximo, Restarts, etc. Achamos que não temos mais referências artísticas e de expressão decentes.
Daí vem um documentário como este arrebentando a sua noção do que aconteceu neste país durante uma ditadura repressora, onde a censura reinava em todos os aspectos da nossa expressividade.
Os Dzi eram absurdamente talentosos, cultos, com corpos incríveis.
Nem homens, nem mulheres. Só gente.
Arrastaram montes de seguidores em seus shows, inventaram palavras e expressões usadas em nosso vocabulário corriqueiro até hoje, arrebentaram em Paris conquistando a Europa, quase foram pra Broadway! Alguém acredita que isso aconteceu aqui?
Assisti com minha mãe o filme, ela ficou emocionada pra caramba, pois havia conhecido alguns dos integrantes em Brasília, entre eles Claudio Gaia. E eu, assim como Tatiana Issa, identifiquei seus aspectos emocionais com os meus, pois comigo acontecera algo parecido, também cresci envolvida com teatro, apresentações, atores, gays.
Como não acontece mais algo tão extraordinário como aquilo?
Memória curta deste país.
Agradeço imensamente por este filme, nele pude identificar muitos aspectos perdidos dentro de mim.
E é obrigatório a qualquer um que queira saber o que o "tabuleiro" do nosso Brasil tem pra nos inspirar.