domingo, 5 de abril de 2009


Hoje eu sonhei com a flor de lótus...
Eu ganhei de alguém que não me lembro um buquê de flores de lótus brancas. Precisava segurá-las pra me defender de uma águia gigante que pousa ao meu lado, no alto de uma montanha. Dia ensolarado e o mar verde água embaixo. Muito vento. Céu azul claro com poucas nuvens...
A águia pousou ao meu lado, me encarando de forma dócil. Como se entendesse algo, vai embora, suave.
A cena toda me lembrava uma das figuras da mitologia grega: Prometeu acorrentado ao monte Cáucaso, onde uma águia vinha e lhe comia as vísceras todos os dias, e ele sendo imortal, se regenerava. Ele havia sido condenado pelos deuses por roubar o fogo dos deuses e entregá-lo aos homens... Só que na minha cena, o clima era de libertação e suavidade, e não de condenação.

Eu nunca sonhei com flor de lótus, mas fui atrás pra saber o que poderia significar:

"A flor de Lótus é venerada na Índia e no Japão, e Oráculo disse que essa era a flor símbolo da espiritualidade; a mais admirada de todas, do “lado de lá”, por suas qualidades. A semente de Lótus pode, por exemplo, ficar mais 5.000 anos sem água, somente esperando a condição ideal de umidade pra germinar. Ela nasce na lama e só se abre quando atinge a superfície, onde só então mostra suas luminosas e imaculadas pétalas, que são autolimpantes, isto é, têm a propriedade de repelir microrganismos e poeiras. É também a única planta que regula seu calor interno, mantendo-o por volta de 35º, a mesma temperatura do corpo humano. O botão da flor tem a forma de um coração, e suas pétalas não caem quando a flor morre, apenas secam. Assim, para os Chineses, o passado, o presente e o futuro estão simbolizados, respectivamente, pela flor seca, pela flor aberta e pela semente que irá germinar."

É...
significativo.